Coleta

COLETA DOMICILIAR E EMPRESAS

Sempre pensando no conforto, na comodidade e na segurança, o Labclin coloca a disposição de seus clientes o serviço de coleta domiciliar ou nas empresas com profissionais Técnicos em Análises Clínicas com experiência comprovada. 

Para agendar basta entrar em contato pelo telefone

  • (32) 3422 6848 

  • (32) 3421 9210.

Orientações para agendamento da coleta domiciliar: 

Ter em mãos:

– Nome completo do paciente 

– Data de nascimento do paciente

– Endereço completo

– Referência do local

– Telefone de contato

Ter em mãos o pedido médico para instruções de preparo de jejum, coleta de urina, coleta de fezes, se for o caso.

Convênio

  • No momento da coleta, é imprescindível apresentar pedido médico original, carteira do convênio, documento de identificação e nome dos medicamentos em uso.

INSTRUÇÕES DE COLETA

ORIENTAÇÕES:

Para o laboratório clínico é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte, a conservação dos materiais a serem examinados obedeçam a critérios de boas práticas laboratoriais.

Esta fase, a qual denominamos de pré-analítica é importantíssima para um resultado preciso e confiável, evitando recoletas e interpretações clínicas errôneas.

Fezes frescas:

As fezes não podem ser colhidas misturadas com água do vaso sanitário.

Preparar um local limpo e seco para fazer a evacuação.

Coletar uma pequena quantidade, retirada de três pontos diferentes da evacuação. Acondicionar no frasco coletor específico para fezes. Caso não seja possível coletar no dia do exame, pode ser coletado no dia anterior e conservado em geladeira até ser entregue ao laboratório.

Fezes com conservante:

As fezes não podem ser colhidas misturadas com água do vaso sanitário.

Preparar um local limpo e seco para fazer a evacuação.

Solicitar o frasco coletor contendo o líquido conservador no laboratório Labclin. Coletar uma pequena quantidade de fezes e colocá-la dentro do frasco coletor contendo o líquido. Repetir esse procedimento no dia seguinte ou dias alternados até completar o número de amostras solicitadas pelo médico (2, 3, 4, amostras.) Não é necessário armazenar sob refrigeração.

Urina recente: (EAS, Cultura com antibiograma, dosagens de um componente urinário em amostra única)

Coletar, preferencialmente a primeira urina da manhã ou urina retida por um período mínimo de 4 horas. Antes da coleta, deverá ser feita uma higiene rigorosa das partes genitais, utilizando sabonete e água; enxaguar bem com água abundante e secar com uma toalha limpa.  Após higiene, abrir o frasco de coleta estéril retirando a tampa e tendo o cuidado de não tocar no interior da tampa, desprezar o primeiro jato da urina no vaso sanitário e coletar o jato do meio, aproximadamente, até a metade do frasco coletor, desprezando o restante da micção no vaso sanitário. A amostra de urina deverá ser entregue ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora, se em temperatura ambiente ou até 3 (três) horas quando conservada sob refrigeração (2 a 8°C). O horário da coleta precisa ser anotado.

Outras orientações:
– O cliente não pode receber contraste radiológico nas 48 horas que antecedem o exame.

No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização do exame, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

– A coleta de urina não deve ser feita imediatamente após a prática de exercício físico vigoroso, mesmo do teste ergométrico, pois essa situação pode causar proteinúria.

– O primeiro jato de urina deve ser desprezado porque traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Urina de 24 horas:

-Utilizar o frasco fornecido pelo laboratório para coleta de urina 24h.
– Refrigerar desde o início da coleta.

– Não é necessário jejum.


  1. Ao acordar esvaziar a bexiga, jogando fora esta urina (NÃO armazenar no frasco da coleta). Anotar o horário. Este é o horário de início da coleta.
    2. A partir desse momento coletar todo o volume de todas as urinas e armazenar no frasco próprio até completar 24 horas.
    3. Às 24 horas se completam no horário que esvaziou a bexiga no dia anterior, e não no horário que começou a coletar a urina.
    4. Ao término da coleta de urina, comparecer ao laboratório para a entrega da mesma.

    -Não perder nenhum volume de urina durante a coleta.
    – Se esquecer de coletar alguma urina, interrompa a coleta, despreze o material e reinicie o procedimento.
    -Não fazer esforço físico durante a coleta.
    -Manter sua rotina diária.
    – Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
    -Mulheres: não realizar a coleta no período menstrual.

    – PARA COLETA DOMICILIAR o frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável no laboratório. O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar. Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente no laboratório.

Escarro:

  • expectorado

– Utilizar o frasco estéril fornecido pelo laboratório.
– Colher idealmente de 5 a 10 mL em 3 amostras colhidas em dias consecutivos. Colher preferencialmente em sala aberta e bem ventilada. Colher preferencialmente pela manhã, ao se levantar e antes do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Qualquer secreção nasal ou saliva, deve ser eliminada. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.

  • induzido

– Utilizar o frasco estéril fornecido pelo laboratório.
– Lavar vigorosamente toda a boca com uma escova de dentes e salina a 0,85% por 5 a 10 minutos, não usar pasta dental. Fazer nebulização com salina hipertônica a 3%. A inalação profunda desta salina resultará na acumulação osmótica de fluido e na irritação da árvore brônquica, com subsequente tosse e expectoração do conteúdo bronco-alveolar. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.

Esperma:

Realização da Coleta:
– Nas dependências do laboratório ou em casa.

Preparo:

– Abstenção de ejaculação (relação sexual, masturbação e ejaculação noturna) de 3 a 5 dias ou conforme orientação médica.

. A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta. Não utilizar qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos.

Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico)

Preparo:

Durante 3 dias que antecedem a realização do exame, NÃO é recomendado:

– Realizar toque retal

– Não ejacular (relação sexual, masturbação, ejaculação noturna)

– Atividade física, bicicleta, moto ou equitação